Gripe A e negocios em tempos de crise
Os negócios que dispararam com a Gripe A
As estrelas do Verão este ano tiveram menos protagonismo nas montras das farmácias. Parte das soluções rápidas para emagrecer, dos cremes protectores e dos autobronzeadores teve de resignar-se com os expositores interiores e os que resistiram passaram a conviver lado a lado com gel desinfectante, máscaras, toalhetes anti-sépticos e bactericidas que antes apareciam apenas nas séries de médicos.
Uma súbita obsessão com a higiene? Nada disso. A primeira pandemia do século XXI – a gripe A (H1N1) – trouxe uma oportunidade de negócio única num ano de crise económica.

Desde meados de Junho que o gel Purell teve uma 'procura descontrolada' que se traduziu num aumento de 500 por cento nos lucros
Desde meados de Junho que o gel Purell teve uma ‘procura descontrolada’ que se traduziu num aumento de 500 por cento nos lucros.
Um contexto que as empresas souberam capitalizar. Até porque as grandes compras não foram centralizadas e cada escola, empresa ou serviço público acabou por tentar arranjar sozinho a melhor solução.
Mas há excepções: em Guimarães, a Secundária Francisco de Holanda juntou-se às outras escolas secundárias do concelho para tentar negociar um preço mais baixo com os fornecedores.
Ler mais… Gripe A e negocios em tempos de crise
Deixe uma Resposta