Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Milhões de pessoas enganadas através da compra de falsos antivírus

leave a comment »

A Symantec identificou 250 versões de scareware e calcula que há criminosos a ganhar mais de 820 mil euros todos os anos

Cibercriminosos estão a ganhar milhares de euros por ano ao conseguirem persuadir utilizadores a fazerem download de falsos antivírus.

No processo, os criminosos passam a ter acesso aos dados de milhares de cartões de crédito e, partir desse momento, as suas contas ficam expostas.

A Symantec, multinacional americana que comercializa antivírus, indicou que mais de 40 milhões de pessoas foram vítimas, em todo o mundo, de um fenómeno conhecido por “scareware” (mistura de scare – medo/ameaça – com software) no último ano.

Apesar de o download do software ser normalmente inócuo, é aquilo que se passa a seguir que é preocupante: depois de clicarem nos anúncios pop-up, que têm uma aparência legítima, os utilizadores são direccionados para outras páginas onde se pode avisa que os seus computadores foram infectados e que, por quantias que rondam os 65 euros, se poderão ver livres de todos os vírus.

Os utilizadores que caem neste esquema e decidem comprar os antivírus publicitados na página criada pelos cibercriminosos, estarão a fornecer-lhes os dados dos seus cartões de crédito e, a partir desse momento, as suas contas ficam comprometidas.

Artigo completo no Público

Written by CarlAn

19/10/2009 às 18:33

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: