Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Uso exagerado de antibióticos ameaça medicina e produz bactérias resistentes

leave a comment »

O uso exagerado de antibióticos na Europa está a produzir resistência e a ameaçar interromper os tratamentos médicos vitais, como transplantes, cuidados intensivos para bebés prematuros e terapias contra o cancro, dizem especialistas em saúde.

Portugal é o sexto país da UE onde se consomem mais antibióticosOs antibióticos são necessários para evitar as infecções por bactérias

Mas o uso exagerado de antibióticos ameaça a medicina e produz bactérias mais resistentes

Dominique Monnet, da unidade de aconselhamento científico do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), afirmou que “toda a medicina moderna” está sob ameaça porque os microorganismos (bactérias) estão a tornar-se resistentes aos antibióticos, deixando o medicamento sem utilidade.

“Se essa onda de resistência a antibióticos nos vencer, não seremos capazes de realizar transplantes, artroplastias de quadril, quimioterapia e cuidados intensivo e neonatal para bebés prematuros”.

“Portugal é o sexto país da UE onde se consomem mais antibióticos”
Revela Estudo do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC)

Os países do Sul da Europa são os que consomem mais antibióticos indevidamente e, por isso, têm mais bactérias resistentes aos medicamentos, alertou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Numa lista de 2006, a Grécia e o Chipre eram os líderes e Portugal ocupava o sexto lugar. Numa nota enviada à imprensa, citada pela agência Lusa, Dominique Monnet, do ECDC, explica que no Sul da Europa se usam os antibióticos para tratar infecções virais com “demasiada frequência”, adiantando que as gripes e constipações não precisam desse tipo de tratamento.

O especialista atribuiu o problema à pressão dos pais sobre os médicos para receitarem antibióticos aos filhos e à possibilidade de estes serem comprados na farmácia sem receita médica, facto que, adianta, não acontece na maior parte dos países da Europa.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considerou que o uso de antibióticos na alimentação do gado contribui muito mais para a resistência humana a antibióticos do que a prescrição destes medicamentos por clínicos.Crohn's News no Twitter

ALERT Life Sciences Computing, S.A

Site crohn's News

 

Leia mais em… Uso exagerado de antibióticos ameaça medicina e produz bactérias resistentes share-button

Written by CarlAn

16/11/2009 às 17:44

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: