Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Nova equipa médica parte para Cabo Verde para combate ao dengue

leave a comment »

Terça, 17 Novembro 2009 22:59 CarlAn
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

img

«Uma segunda equipa portuguesa de assistência médica parte esta terça-feira para Cabo Verde para substituir o primeiro grupo médico que se deslocou para ajudar ao combate da epidemia de dengue», informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Nova equipa médica parte para Cabo Verde para combate ao dengue

Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde (MS) decidiram prolongar a ajuda portuguesa no combate ao surto de dengue em Cabo Verde, através do envio de uma segunda equipa de assistência médica que irá render, a partir de hoje, o primeiro grupo de quatro médicos e quatro enfermeiros que se encontram naquele país desde 7 de Novembro, e que agora regressarão a Portugal, refere a nota ministerial.

Governo português envia segunda equipa médica para combate ao dengue em Cabo Verde

Esta segunda equipa permanecerá em Cabo Verde «por mais oito a dez dias», será chefiada por uma médica infecciologista dos Hospitais Universitários de Coimbra, Eugénia Ferreira, e incluirá mais dois médicos de medicina interna e três enfermeiras dos Cuidados Intensivos dos HUC, a mesma unidade de origem dos elementos da primeira equipa enviada há uma semana.

  • DENGUE:

– Dengue é doença tropical mais difundida depois da malária, o dengue é transmitido por mosquitos e pode, na sua forma mais grave levar à hemorragia não controlada e a morte.

-Doença febril aguda caracterizada por início súbito com cefaleias intensas, dor retro-auricular, dores musculares, artralgias, exantema, manifestações hemorrágicas e leucopenia. A transmissão faz-se pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti / albopictus.  O mosquito Aedes aegypti é o principal vector da doença e a transmissão ocorre frequentemente em regiões tropicais e subtropicais.

-O período de incubação habitual é 5-7 dias (variação: 3-14 dias). Não é uma doença transmissível de pessoa a pessoa. A infecção confere imunidade homóloga para toda a vida (a infecção por um serótipo não confere imunidade para os restantes).

– Cerca de 2,5 biliões de pessoas – dois quintos da população do mundo – correm o risco da doença que é endémica em mais de 100 países.

– Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas são infectadas com dengue em cada ano, principalmente nas áreas urbanas nos trópicos e sub-trópicos. Não existe um tratamento específico para esta doença tropical. Ainda não há vacinas comercialmente disponíveis para o dengue, mas a comunidade científica internacional está a trabalhar nesse propósito.

-A dengue, com quatro vírus identificados até o momento, é um desafio para os pesquisadores, pois a produção de uma vacina é mais complexa que as demais. É necessário fazer uma combinação de todos os vírus para que se obtenha um imunizante realmente eficaz contra a doença.

image

[Site da Dengue] [Programa Nacional de Controle da Dengue – Ministério Saúde Brasil] [ABC da Saúde]

Written by CarlAn

18/11/2009 às 00:01

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: