Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

H1N1: EMEA afirma que uma dose da vacina é suficiente para imunização

leave a comment »

Sexta, 21 Novembro 2009 01:27 CarlAn Dossier Gripe A/H1N1 Dossier Gripe A
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ImageAgência europeia do medicamento (EMEA) altera recomendação de procedimento para vacina usada em Portugal.

H1N1: EMEA afirma que uma dose da vacina é suficiente para imunização

A agência europeia do medicamento (EMEA) considera que será suficiente a administração de uma dose de vacina, esta recomendação da EMEA é para duas das três vacinas contra a gripe A aprovadas e existentes na Europa, são elas a “Pandemrix” usada em Portugal, e a “Focetria” também em uso nalguns países europeus.

Anteriormente, a recomendação da EMEA era de duas doses de vacina num intervalo de 21 dias para um completo efeito de imunização.

«Para ambas as vacinas pode ser usada uma dose em adultos com idades entre os 18 e os 60 anos assim como em crianças e

A EMEA adianta ainda que já cinco milhões de pessoas foram vacinadas até à data na União Europeia. Sobre eventuais efeitos secundários afirma que têm sido ligeiros e que se limitam a febre, nauséas, dores de cabeça, reacções alérgicas e reacções no local da injecção.“Um muito reduzido número de casos da Sindrome Guillain-Barré e de morte fetal foi reportada em doentes que foram previamente vacinadas”, acrescenta o comunicado, concluindo que está a ser reunida a informação para avaliação mas que, com base no que se sabe até ao momento, não existe evidência de uma ligação destes casos à vacina.
EMEA decide que basta uma dose para imunização do H1N1Na sequência da decisão tomada hoje pela autoridade europeia para o medicamento, Portugal terá doses de vacina suficientes para imunizar seis milhões de pessoas. De um total de 152 mil doses disponíveis para hospitais e centro de saúde, cerca de 50 mil já foram administrados nos centros de saúde.

 

PRESS RELEASE (EMEA PDF, 1Pág.)
European Medicines Agency reaffirms efficacy and safety of H1N1 pandemic vaccinesLondon, 20 November 2009
Doc. Ref. EMEA/748707/2009

adolescentes, a partir dos nove anos para a Focetria e dos dez para a Pandemrix», aponta um comunicado da EMEA.

Doentes crónicos e crianças com idade inferior aos dez anos deverão receber duas doses para assegurar uma resposta adequada do sistema imunitário

A mesma nota refere que estes dois fármacos podem ser administrados ao mesmo tempo que as vacinas contra a gripe sazonal. Quanto à terceira vacina existente e aprovada na Europa, a “Celvapan”, a agência europeia refere que ainda está a analisar se o procedimento deverá ser o mesmo.

Com necessidade de aplicação de apenas uma dose, deverá ser alargado o grupo de pessoas que poderão receber o medicamento.

  • Ana Jorge – Mais pessoas podem ser vacinadas contra o vírus H1N1

(Lusa) A ministra da Saúde anunciou hoje que “mais pessoas” poderão ser vacinadas em Portugal após a Agência Europeia do Medicamento (EMEA) concluir que basta uma dose da vacina para conferir protecção às pessoas com mais de 10 anos.

“Significa que vamos ter possibilidades de vacinar mais pessoas”, afirmou a Ministra da Saúde, Ana Jorge, que falava aos jornalistas antes da cerimónia que assinalou os 50 anos do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, Lisboa.

«A ministra da Saúde salientou que a vacinação contra o H1N1 vai continuar segundo o plano traçado para o grupo A e o grupo B, mas que, face às novas conclusões da EMEA, vão existir mais vacinas, o que permitirá fazer um alargamento das vacinações, embora seja ainda prematuro avançar com novos cálculos».

 

 

Ir para Website Crohn's News

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: