Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Gripe A/H1N1: Jovem de 22 anos morreu no centro do país e sem factor risco associado informa DGS

leave a comment »

Dados divulgados da Direcção-geral da Saúde, revelam mais uma vítima mortal do vírus H1N1. Trata-se de um jovem de 22 anos,Image que faleceu no domingo a 29 de Novembro, na zona centro do país, e não tendo qualquer factor de risco associado a registar.

Gripe A/H1N1: Jovem de 22 anos morreu no centro do país e sem factor risco associado

São já 23 as pessoas com gripe A que morreram em Portugal, segundo os últimos dados divulgados pela Direcção-Geral da Saúde emitido hoje (2 Dez.), [ver caixa]. Do total de óbitos pelo H1N1, dezassete (17) ocorreram no mês de Novembro.

Dos 23 casos mortais registados, um não teve o vírus H1N1 como causa directa do óbito e cinco não tinham factores de risco associados. De registar que nos dados divulgados hoje (2 Dez.) pela DGS que contam 23 óbitos confirmados, não está incluído o jovem de 14 anos que faleceu em casa na segunda-feira, após ter sido observado no hospital Dona Estefânia em Lisboa, também, ainda não foi reportado pelas autoridades nacionais este caso ao ECDC e a OMS.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, defendeu em Bruxelas uma “concertação entre todos os países” na comunicação à população de modo a diminuir os receios relativamente à vacina contra a gripe A (H1N1) e garantir uma maior adesão.

“Aquilo que estamos a concertar, e eu fiz uma intervenção nesse sentido, é que possa haver uma concertação na comunicação (…) para poder diminuir os receios que a população tem, nomeadamente as grávidas, e para podermos ter uma maior adesão à vacina”, disse Ana Jorge, à saída de uma reunião de ministros da Saúde da União Europeia.

Ana Jorge apontou que houve unanimidade entre os 27 quanto à necessidade de que “a comunicação seja feita de uma forma articulada, nomeadamente naquilo que respeita à prevenção e à vacina”, pois, a seu ver, uma das razões para a adesão à vacina não ser “tão grande” é o facto de as mensagem que chegam à população muitas vezes serem “contraditórias”.
Bruxelas, 01 Dez(Lusa)

Tabela de óbitos pelo H1N1 da DGS – 02-12-09

ImageClique na imagem para aumentar

Em investigação, está a morte de um adolescente de 14 anos que ocorreu na segunda-feira, a autópsia deverá ser realizada hoje. O jovem tinha sido observado no Hospital Dona Estefânia, domingo, com «queixas compatíveis com quadro gripal», não apresentando febre nem dificuldade em respirar foi mandado para casa onde ocorreu a morte do rapaz.

Registam-se ainda 20 doentes em estado grave, em unidades de cuidados intensivos, num total de 148 internadas por causa do vírus H1N1.

Portugal notificou segunda-feira a morte de mais duas mulheres e dois homens com gripe A (H1N1), com factores de risco associados, elevando para 22 (há data) o número de mortes no país, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Das 23 mortes, 17 ocorreram no mês de Novembro

As quatro mortes ocorreram entre os dias 22 e 28 de Novembro, tendo os homens 45 e 66 anos e as mulheres 52 e 85 anos, indica a tabela de óbitos divulgada pela DGS.

A maioria (18) das pessoas cuja morte foi notificada até hoje, tinha factores de risco associados e cinco (5) eram saudáveis, não apresentando factores de risco associados, entre as quais o jovem de 22 anos que faleceu a 29 Novembro, de referir ainda que do total de mortes por H1N1, dezassete (17) ocorreram no mês de Novembro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: