Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Gripe A(H1N1): Médicos britânicos questionam eficácia do antiviral Tamiflu e acusam a Roche de não revelar dados dos ensaios clinicos

leave a comment »

O Tamiflu tem sido receitado para combater o vírus H1N1, mas a comunidade médica britânica está a pôr em causa a eficiência do medicamento. O laboratório Roche é mesmo acusado de não revelar dados essenciais dos ensaios clínicos.

Gripe A(H1N1): Médicos britânicos questionam eficácia do antiviral Tamiflu e acusam a Roche de não revelar dados dos ensaios clínicos

“Os governos de todo o mundo têm gasto milhões num medicamento que a comunidade científica não consegue avaliar”, explica Fiona Goodle, editora do British Medical Journal (BMJ).

• Tamiflu® Image

Apesar de o número de casos de gripe A continuar a aumentar, as farmácias reduziram os pedidos de Tamiflu, devido a uma elevada quebra na procura do medicamento.

As vendas de Tamiflu (Roche) e Relenza (Glaxo) caíram a pique, depois de uma autêntica corrida à compra destes medicamentos.

Aline Aguiar, vice-presidente da Associação das Farmácias de Portugal, diz que “a venda de Tamiflu parou como parou a correria aos produtos para desinfectar as mãos”.

• Bio BMJ:

  • Nome BMJ
  • Local Londres, Reino Unido
  • Web http://www.bmj.com
  • Biografia BMJ – British Medical Journal tem como objectivo liderar o debate sobre saúde, e envolver os médicos, pesquisadores e profissionais de saúde para melhorar os resultados para os pacientes.

BMJ no Twitter: http://twitter.com/bmj_latest

Comunidade médica  britânica questiona eficácia do antiviral da Roche o Tamiflu

A comunidade médica britânica, representada no British Medical Journal (BMJ) acusa o laboratório Roche de não revelar dados essenciais dos ensaios clínicos do Tamiflu, comprometendo desta forma a sua eficácia.

“Os governos de todo o mundo têm gasto milhões num medicamento que a comunidade científica não consegue avaliar”, afirma Goodle e diz ainda “A Roche colocou o medicamento à venda sem que antes nós, médicos, pudéssemos analisar os seus efeitos e consequências, mantendo secretos muitos dados dos ensaios clínicos. Isso é inaceitável”, explica Fiona Goodle, editora do BMJ.

Os médicos britânicos confirmam que o medicamento “encurta a fase aguda da doença em cerca de um dia”. No entanto, dizem que sem o “conhecimento dos efeitos do Tamiflu, não é possível provar que impede as complicações que podem advir da gripe”.

ler o artigo completo…
Gripe A(H1N1): Médicos britânicos questionam eficácia do antiviral Tamiflu e acusam a Roche de não revelar dados dos ensaios clinicos

Written by CarlAn

09/12/2009 às 19:39

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: