Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Governo português vai enviar avião C-130 com 32 elementos da Protecção Civil para o Haiti

leave a comment »

Haiti, violento sismo de 7,0 na escala de Richter

Governo português vai enviar avião C-130 com 32 elementos da Protecção Civil para o Haiti
.

O Governo português vai enviar para o Haiti um avião C-130 da Força Aérea com 32 elementos da Protecção Civil que irão ajudar nas operações de socorro após o sismo que terça-feira devastou o país.

“Vamos enviar, espero que ainda hoje à tarde, um avião da força aérea, um C-130, com 32 elementos da Protecção Civil habilitados para responder a este tipo de emergência.

Chegarão ainda a tempo de dar algum apoio a esta catástrofe humanitária”, disse hoje à agência Lusa o secretário Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho.

Gomes Cravinho, que falava à Lusa ao telefone a partir de Rabat, onde se encontra para uma visita oficial de dois dias, adiantou que a operação foi coordenada entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da Defesa e a Protecção Civil.
Lusa | 14-01-2010

Quatro portugueses por localizar

As autoridades nacionais ainda não conseguiram contactar quatro dos 11 portugueses que estão no Haiti.

image


Clique na imagem para ver maior…
image


Segundo o mais recente balanço, um cidadão português sofreu ferimentos ligeiros na sequência do violento sismo de 7 graus na escala de Richter.

Dos 11 portugueses no Haiti, três estão no país há vários anos e oito estão ao serviço de organizações não-governamentais.

AMI, Cáritas e CV

A Assistência Médica Internacional (AMI) envia hoje uma equipa de exploratória (2 tecnicos) para apurar no terreno fazer um levantamento das necessidades das zonas afectadas pelo sismo, refere Fernando Nobre, presidente desta ONG.

A Cáritas Portuguesa e a Cruz Vermelha já enviaram ajuda para o Haiti e lançaram campanhas de recolha de fundos para prestar auxílio à população daquele país pobre das Caraíbas.

Presidente faz apelo ao mundo

Ainda não há balanços oficiais da dimensão da tragédia. O Presidente da República (Rene Preval) do Haiti admite 50 mil mortos, o Primeiro-ministro fala em 100 mil.

Os relatos que chegam de Port-au-Prince dão uma imagem de caos instalado. Muitas pessoas não sabem para onde ir, a Cruz Vermelha não sabe por onde começar e nas ruas ouvem-se por vezes os gritos de quem está ainda preso nos escombros.

O Presidente Rene Preval, em declarações à televisão CNN, pede ajuda ao mundo para que o Haiti possa recuperar desta catástrofe.

“Precisamos de limpar as ruas para que as equipas de salvamento possam trabalhar, precisamos de médicos e de medicamentos, precisamos de ajuda médica. Alguns hospitais ruíram, outros estão cheios e já começaram a pôr doentes na rua”, diz Rene Preval.

RR.pt | 14-01-2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: