Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Pesquisa britânica descobre forma mais rápida de estudar células cancerígenas, estudo

leave a comment »

Pesquisa britânica descobre forma mais rápida de estudar células cancerígenas image

Cientistas britânicos desenvolveram um método mais rápido para estudar as chamadas células estaminais cancerígenas, celulas que estão directamente envolvidas no cancro. Esta descoberta que pode ter um papel crucial no desenvolvimento de medicamentos e acelarar a produção para o combate ao cancro.

Investigadores da Universidade de Oxford desenvolveram um método de obter amostras de células estaminais cancerígenas (a partir de linhagens de cancro intestinal) que permite mantê-las em laboratório, submetendo-as a testes repetidos para descoberta de novos medicamentos, este  processo permite examinar repetidas vezes o efeito de potenciais fármacos.

“Trabalhar desta maneira permite um estudo muito mais eficaz do que a recolha repetida de amostras humanas ou do que a investigação em cobaias animais”, explica Walter Bodmer, um dos autores do estudo.

“Podemos avaliar melhor medicamentos contra o cancro e perceber se eles atacam as células estaminais cancerígenas. Se não as estiver a atacar, o cancro volta a desenvolver-se”, afirma.

Estas células estaminais são resistentes aos tratamentos convencionais como a quimioterapia ou a radioterapia e são a principal razão para a reincidência (recidiva) dos tumores.

Até agora, dizem os investigadores, a identificação de células estaminais cancerígenas obrigava a novas biopsias nos doentes. Os cientistas tinham, depois, de aumentar a presença dessas células nas amostras e esperar se, aplicadas em ratos, resultavam em novos tumores.

O processo é demorado e as amostras não podem ser usadas em novas experiências, mas esta nova técnica permite um trabalho de investigação muito mais rápido e produtivo, quer no estudo das células e do seu papel nos tumores, quer na aplicação de medicamentos novos.

Os dados foram publicados na revista “Proceedings of the National Academy of Science”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: