Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Aprovado novo tratamento da Schering-Plough para crianças com doença de Crohn

leave a comment »

Aprovado novo tratamento da Schering-Plough para crianças com doença de Crohn

imageDoença de Crohn

Surgem 100 novos doentes jovens em Portugal por ano. A Doença de Crohn (DC), que é uma doença inflamatória intestinal, e uma doença crónica, e está a aumentar nas crianças e jovens portugueses.

Anualmente, surgem cerca de 100 novos casos em pessoas com idades entre 10 e 20 anos. Não há dados concretos sobre a prevalência da DC na população pediátrica portuguesa, no entanto, o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII) crê que existam perto de 300 crianças diagnosticadas com a doença.

A DC caracteriza-se por uma inflamação crónica, de causa desconhecida, que afecta o tubo digestivo, sobretudo o intestino delgado. Os sintomas variam mas, frequentemente, incluem dor abdominal, diarreia, hemorragia rectal, perda de peso e febre, o que origina ausências escolares frequentes e alguma dificuldade de concentração. As crianças com DC podem sofrer de atraso no crescimento, o que representa um motivo de embaraço, ansiedade e baixa auto-estima.

As opções terapêuticas actuais na DC pediátrica são limitadas e resumem-se aos corticóides e à azatioprina/6-mercaptopurina. Estes fármacos têm efeitos adversos particularmente complicados para as crianças: atrasam o crescimento, impedem a mineralização óssea e provocam “fácies lunar” (cara redonda). Além disso, são limitados em termos de rapidez de acção, só atingindo o máximo possível de eficácia ao fim de 3 a 4 meses (12 a 16 semanas) de tratamento. No entanto, há uma nova opção de tratamento para estas crianças e jovens. Uma terapêutica biológica apresentou elevadas taxas de eficácia e atingiu os principais objectivos clínicos pretendidos: induzir e manter a remissão, ou seja, alterar o curso da doença e controlar os sintomas; assegurar a melhor qualidade de vida; manter o crescimento e desenvolvimento psicológico.

O fármaco foi testado num ensaio clínico (REACH) com 112 doentes, entre os 6 e os 17 anos, para avaliar a eficácia e segurança em crianças com DC activa. 58,9% dos doentes que receberam o tratamento biológico alcançaram a remissão clínica à semana 10, ou seja, ao final de aproximadamente 2 meses e meio. A eficácia manteve-se a longo prazo, com 60% dos doentes sob tratamento biológico a manter remissão clínica à semana 30, face a 35% dos doentes tratados com corticóides. O estudo comprovou, também, que a terapêutica biológica melhora o crescimento linear e a qualidade de vida das crianças com DC.

A Schering-Plough é uma empresa farmacêutica multinacional, com sede nos EUA e presente em mais de 140 países. Emprega 51 mil colaboradores e, em 2008, facturou 18.5 mil milhões de dólares, sendo que 3.5 mil milhões foram investidos em Investigação & Desenvolvimento. As principais áreas terapêuticas em que actua são: Doenças Cardiovasculares, Perturbações do Sistema Nervoso Central, Imunologia e Doenças Infecciosas, Oncologia, Doenças Respiratórias e Saúde da Mulher. A Unidade de Imunologia inclui as divisões Gastroenterologia, Reumatologia e Dermatologia.

Fonte: digitaldevizela.com | 27-01-2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: