Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Gripe A H1N1: Portugal cancelou dois milhões de vacinas a GlaxoSmithKline

with one comment

Gimageripe A H1N1: Portugal cancelou dois milhões de vacinas a GlaxoSmithKline

O Ministério da Saúde anunciou hoje o cancelamento da encomenda de dois milhões de vacinas contra a gripe A (H1N1), de um total de seis milhões que tinham sido reservadas.

A tutela liderada por Ana Jorge anunciou que ordenou o cancelamento de dois milhões de vacina contra o vírus da gripe A (H1N1), afirmou à Lusa fonte oficial. Esta informação que foi também confirmada por Marta Mello Breyner, porta-voz do laboratório GlaxoSmithKline confirmada a RR.

Dos seis milhões de vacinas encomendadas, já chegaram a Portugal já recebeu 1,6 milhões de doses, tendo já sido administradas cerca de 500 mil.
O Ministério da Saúde negociou com o laboratório que vendeu as vacinas para a gripe A (H1N1) o cancelamento de 2 milhões de doses.
A negociação com a GSK (GlaxoSmithKline) envolveu a própria ministra da Saúde, Ana Jorge.

Depois de definidos os grupos de risco, Portugal encomendou seis milhões de doses de vacinas para a Gripe A, com o objectivo de vacinar 30 por cento da população Portuguesa (cerca de três milhões) seguindo as recomendações da Organização Mundial de saúde (OMS) de duas doses da vacina por pessoa, mas após a alteração da recomendação por parte da OMS e da EMEA a dose sugerida e recomendada passou para uma (1) dose por adulto (as crianças até aos 10 anos de idade continuam a receber duas doses), ficando assim Portugal com um excesso de vacina disponível.

Assim e feitas as contas as seis milhões de doses que o Governo encomendou eram para vacinar os chamados grupos de risco, ou seja, cerca de 30% da população portuguesa. Mas Portugal irá precisar de pouco mais de 2 milhões, isto porque há doentes de risco e profissionais de saúde incluídos nos grupos prioritários que não quiseram ser vacinados.

O Ministério da Saúde e a GlaxoSmithKline vão continuar a a negociar, informa a RR no seu sitio.

Veja o vídeo…

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] a GSK não está pelos ajustes de receber ou renegociar mais excedentes de vacinas, relembro que Portugal já devolveu 2 milhões, inicialmente comprou 6 milhões, apenas cerca de 700 mil pessoas foi imunizada contra o H1N1, […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: