Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Portugal não deverá ter segunda onda de gripe A (H1N1)

leave a comment »



Portugal não deverá ter segunda onda de gripe A (H1N1), afirma o virologista Jaime Nina do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)

A Organização Mundial da Saúde poderá decretar o fim da pandemia no final do mês

Portugal não deverá ter uma segunda onda de gripe A, esperando-se que haja apenas uma nova subida do número de casos na próxima época (a partir de Outubro). De acordo com Jaime Nina, virologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), “com a actual número de casos e aproximação da Primavera, não me parece que haja espaço para isso”, refere ao jornal DN.

Até agora, estima-se que “perto de dois milhões de portugueses tenham tido gripe, o que significa que não haverá muito mais gente susceptível de ser infectada. Começa a ser difícil haver um segunda onda, até porque vamos começar a ter um tempo mais quente”, avança o virologista. Além disso, o número de mutações registadas no vírus também contribui para reduzir as probabilidades.

O especialista reagia ao facto de a Organização Mundial da Saúde (OMS) estar a pensar decretar em breve o fim da pandemia da gripe A, com a redução da transmissão do vírus H1N1, “situação que não surpreende, porque a redução de casos se verifica em todo o hemisfério norte”. Keiji Fukuda, assessor da direcção da OMS para a gripe pandémica, disse que a decisão será no fim do mês, durante a reunião do comité de emergência.

Segundo o El País, uma grande parte dos países europeus estão actualmente a passar uma fase “pós-pico” da epidemia, embora haja países com picos importantes. Portugal espelha a redução do número de casos que se faz sentir sobretudo no hemisfério Norte.

Desde Dezembro que o número de casos está a cair, no último mês o número de pessoas com sintomas de gripe em Portugal caiu para metade.
» Portugal não deverá ter segunda onda de gripe A (H1N1)

Powered by ScribeFire.

Written by CarlAn

15/02/2010 às 15:24

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: