Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Campanha infantil promove higiene das mãos no combate à gripe A (H1N1)

leave a comment »

Campanha infantil promove higiene das mãos no combate à gripe A (H1N1)
Gripe A – Brasil
É com mãos pintadas representando monstros e animais predadores que a mais nova campanha publicitária da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual da Vigilância em Saúde (Cevs), vai chamar a atenção para cuidados simples. A mensagem busca consciencializar crianças para acções de higiene que podem evitar o contágio da gripe (tanto a comum, sazonal, quanto a Influenza A – H1N1). A intenção é de mostrar que as mãos são grandes portadoras de germes e bactérias, que podem causar uma série de malefícios à saúde.

“Procuramos fazer uma chamada diferente para que chame a atenção das crianças”, comenta o director do Cevs, Francisco Paz. Segundo ele, o cuidado com a higiene das mãos foi intensificado no ano passado durante a pandemia de Gripe A, depois, essa mobilização diminuiu. “Agora é hora de retomar esse hábito essencial”, acrescenta.

A campanha é uma das acções do Governo do Estado para evitar um novo surto da Influenza A. Entre as iniciativas está também a estratégia nacional de imunização a grupos prioritários. “A vacina é importante, mas a água e o sabão são as grandes armas para nos protegermos de doenças. Não só a gripe, mas estaremos evitando muitas outras se lavarmos as mãos”.

Seguindo a mesma recomendação, Paz alerta para se evitar tocar nos olhos, nariz e boca, ao tossir ou espirrar. O correto é fazê-lo em um lenço. Caso a pessoa não possua, a alternativa é fazer junto à dobra do cotovelo, para não contaminar as mãos. O director do Cevs lembra que vírus como o da gripe resistem por longo tempo no ambiente externo. “No aço inoxidável e nos plásticos, o vírus sobrevive de 24 a 48 horas. Nas roupas ou papéis, de 8 a 12 horas. Nas mãos, em média, cinco minutos”, destaca Francisco Paz.

A campanha publicitária, produzida pela agência Matriz, é composta de quatro cartazes, um jingle para veiculação nas rádios e um vídeo. O filme estreou nos canais de televisão locais na quarta-feira à noite. As peças de rádio começaram a ser apresentadas ontem, 18. Os impressos servirão para divulgação em locais públicos, como escolas, postos de saúde, hospitais, entre outros. Todo o material também poderá ser acessado no site da secretaria (www.saude.rs.gov.br).
Jornal
Agora – O Jornal do Sul – Geral

Powered by ScribeFire.

Written by CarlAn

19/03/2010 às 15:19

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: