Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Um terço dos doentes crónicos não compra remédios receitados por falta de dinheiro

leave a comment »

Falta de dinheiro para remédios afecta um terço dos doentes crónicos
Estudo

Um terço dos doentes crónicos admite que não compra remédios receitados pelo médico por falta de dinheiro, com maior ou menor frequência. Com um gasto médio mensal de 62,31 euros em medicamentos, mais de metade considera que esta factura representa um peso elevado ou muito elevado no seu orçamento familiar.

São os mais idosos e menos escolarizados os principais afectados por este problema. Esta é uma das realidades que emergem do estudo A Adesão à Terapêutica em Portugal, que hoje vai ser apresentado num simpósio sobre o tema, em Lisboa.

Foi a primeira vez que em Portugal se fez um inquérito de âmbito nacional sobre a forma como os doentes aderem às indicações dadas pelos médicos sobre os tratamentos a seguir. Coordenado pelos sociólogos do Instituto de Ciências Sociais (ICS) Manuel Villaverde Cabral e Pedro Alcântara da Silva e patrocinado pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), o estudo visou traçar um perfil das atitudes e comportamentos da população portuguesa relativamente à adesão à terapêutica, um problema de saúde pública muito estudado a nível internacional porque compromete a eficácia dos tratamentos e agrava os custos em saúde. […]


Villaverde Cabral reconhece que as restrições económicas invocadas são “preocupantes”, mas nota que este factor não “é o único nem o mais importante” na resistência à terapêutica. Para contornar este problema, defende que o Estado pode actuar através dos medicamentos genéricos e da gratuitidade dos fármacos para os doentes crónicos, mas avisa que “a gratuitidade não é uma panaceia”.
[…]

Ler mais… » PUBLICO.PT

Powered by ScribeFire.

Written by CarlAn

19/03/2010 às 22:06

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: