Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Gripe A: estratégia de vacinação dependerá da indústria farmacêutica

leave a comment »


Gripe A: estratégia de vacinação dependerá da indústria farmacêutica
Agência Lusa

A sub-diretora geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que terão de haver duas estratégias vacinais contra a gripe no outono, avançando que os países estão à espera da indústria farmacêutica para decidir o esquema de vacinação.

Dados da Direção Geral da Saúde divulgados hoje em conferência de imprensa revelam que mais de meio milhão de portugueses foram vacinados, tendo sido administradas mais de 700 000 doses da vacina contra o H1N1 (gripe A).

Graça Freitas explicou que a imunidade da vacina se mantém durante dois anos, mas aconselhou os portugueses a aproveitar os meses que medeiam até ao início da estação fria para “calmamente” fazerem a vacinação, tendo em conta que o H1N1 voltará a ser o vírus prevalecente.


Questionada sobre como será a vacinação no outono, Graça Freitas avançou que os Ministérios da Saúde vão ter de jogar em duas frentes devido à probabilidade de poder haver três vírus em circulação: H2N3, H1N1 e o vírus B.

“Nós temos estimativas do que vai acontecer, mas não temos certezas e, em certas zonas do globo, continua a circular o vírus H3N2 e o vírus B”, justificou a responsável, acrescentando que a próxima estação vai ser “complexa” em termos de vacinação.

Porque, se por um lado será necessário proteger contra a nova estirpe os grupos de risco, os idosos também estarão no centro das atenções devido à circulação dos outros vírus.

“Não podemos ter a certeza que as duas outras estirpes não circularão e atingirão os idosos, que têm uma elevada probabilidade de morrer com uma complicação bacteriana dessa infeção viral”
, sublinhou Graça Freitas.

Por estas razões, Portugal deverá ter “duas estratégias vacinais diferentes e complementares”, mas tudo dependerá do que a indústria farmacêutica irá fabricar, adiantou.
»»…ionline

Powered by ScribeFire.

Written by CarlAn

26/03/2010 às 20:43

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: