Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Exames, uma dieta saudável e exercícios físicos podem ajudar a prevenir ou detectar precocemente o câncer

with one comment

Exames, uma dieta saudável e exercícios físicos podem ajudar a prevenir ou detectar precocemente o câncer
Saúde | O melhor é prevenir

A simples menção da palavra câncer provoca arrepios. No entanto, quem convive com essa doença sabe que ela não escolhe raça, classe social nem idade – há pessoas cada vez mais jovens em sessões de quimioterapia e, sobretudo, muitas mulheres.

Em alguns casos, a hereditariedade tem grande peso, mas hábitos de vida saudáveis podem prevenir muitos tipos de tumores. Além disso, exames de rastreamento podem detectar a doença em estágio inicial, aumentando as chances de cura.

Apesar de todas as campanhas de alerta, o câncer de mama continua sendo o tipo que mais atinge as mulheres. Em seguida, vem o tumor de pulmão, decorrente do aumento do tabagismo entre a população feminina. Em terceiro lugar, está o câncer de intestino, que raramente é alvo de campanhas de prevenção.
(clique na imagem para ver em maior)


O estilo de vida também influencia. Estudos mostram que há uma relação entre o consumo de álcool e os tumores de mama. “Não dá para falar em quantidades admissíveis (do consumo de álcool), o melhor é usar o bom senso”, diz a médica. Depois da menopausa, as mulheres sedentárias – especialmente as obesas – apresentam maior risco.

A síndrome moderna da gravidez tardia, ou a falta dela, também é um fator a ser avaliado. “A mama só se desenvolve completamente quando a mulher amamenta. Quando isso nunca acontece, ela tem maior propensão para desenvolver o tumor.”

FATORES DE RISCO
A incidência do tumor de pulmão tem crescido vertiginosamente entre a população feminina, apesar de ainda estar aquém dos índices registados entre os homens. Geralmente, esse câncer aparece após os 50 anos. O cigarro é o principal vilão. Segundo o oncologista do Hospital Sírio Libanês, Fernando Cotait Maluf, de dez pacientes com câncer de pulmão, nove são tabagistas. Especialmente os que fumam de um a dois maços de cigarro por dia, durante dez anos ou mais.

Já com relação aos tumores de intestino, deve-se ficar de olho nos exames de rastreamento. No entanto, há outros fatores que devem ser levados em conta. A actividade física e a alimentação saudável, por exemplo, são formas de prevenção. “A dieta rica em gordura e pobre em vegetais e frutas é um factor de risco”, destaca o oncologista. Doenças intestinais inflamatórias – como a colite e a doença de Crohn – e pólipos no intestino também predispõem a esse câncer.
Ler mais em… Estadao.com.br

Powered by ScribeFire.

Written by CarlAn

10/04/2010 às 12:17

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. É PENA OS MÉDICOS IGNORAREM MUITAS DAS VEZES OS SINTOMAS DOS DOENTES,E DEPOIS MAIS MAL É DE QUEM,JÁ NÃO HÁ CURA!

    HELENA SOARES

    09/09/2011 at 03:24


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: