Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Médica brasileira lança livro inédito sobre doenças inflamatórias intestinais

with 4 comments

Clique para ir para Rubio editora A médica Dídia Bismara Cury lança obra em parceria com médico norte-americano de Harvard Alan Colm Moss, em lingua portuguesa

Os médicos brasileiros acabam de ganhar a primeira grande fonte de informações em língua portuguesa sobre um problema de saúde ainda um tanto desconhecido por boa parte da classe e, principalmente, pelos pacientes: as chamadas doenças inflamatórias intestinais, conhecidas no meio médico pela sigla DIIs.

Trata-se do livro “Doenças Inflamatórias Intestinais – Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn”, que está a ser lançado esta semana no Brasil pela Editora Rubio.

Escrito, organizado e editado pela médica brasileira Dídia Bismara Cury, nascida em Bauru, e pelo médico norte-americano Alan Colm Moss, professor de medicina da Universidade de Harvard, o livro é o primeiro do tipo a ser lançado no Brasil e representa uma parceria inédita entre uma médica brasileira e uma das maiores universidades do mundo.

 

 

São mais 40 artigos de super especialistas, professores das principais universidades brasileiras e também de Harvard, distribuídos em 35 capítulos, que fornecem um “raio X” detalhado e multidisciplinar sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais.

“Por exemplo, que as DIIs podem gerar manifestações fora do intestino, como problemas oculares, que podem conduzir à cegueira. Ou ainda cálculos renais, que podem gerar perda do rim bem como a perda do fígado”, detalha Dídia Cury, médica brasileira, pesquisadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e também da Universidade de Harvard – e que actua como clínica em Campo Grande (MS).

Dídia explica que a obra regista revelações importantes sobre as causas dessas doenças. “Hoje nós sabemos que essas doenças não têm origem emocional, como se imaginava no passado. E o livro mostra os pares de cromossomos que estão afectados, o que causa a doença”, destaca a médica.

Segundo ela, o livro ainda detalha os avanços em pesquisas genéticas e na área de imunologia, num capitulo escrito pela maior autoridade mundial no assunto e que pertence a Universidade de Cleveland.

De acordo com a médica, a obra traz também um importante estudo epidemiológico da doença, detalhando dados comparativos entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“Nós ainda não tínhamos nenhum estudo publicado sobre esses dados de modo comparativo. Os estudos epidemiológicos conduzem a outros grandes estudos que  traçam o perfil e a abordagem de como uma doença se comporta em determinada população, quais as suas características, como é a resposta que se dá frente aos medicamentos. Isso é um avanço inédito quando se tem o perfil dos pacientes nos quais a doença esta inserida. Com isso, podemos ter um melhor tratamento para esses pacientes”, resumiu a doutora Dídia.

“Essa obra alerta os especialistas de que essas doenças não conduzem apenas a uma diarreia. E que é importante tratar de modo efetivo, para que o paciente, ao longo do tempo, não sofra com complicações, sendo a mais temível o câncer (cancro) de intestino”, completou a médica.

Para isso, explicou a doutora Dídia, o livro detalha quais são os exames que identificam melhor a doença, mostra quais são os novos marcadores de inflamação mais efetivos e mais modernos, assim como os medicamentos mais adequados.

“Isso é importante para poder dar a certeza de que o tratamento estabelecido é correto. Por se tratar de uma doença crónica, existe um escalonamento de tratamento que é totalmente individualizado. Portanto, é necessário o médico saber quais são os melhores exames que possam dar a resposta para um tratamento correto. E o livro aponta esses exames passo a passo. Em relação aos medicamentos, o livro aborda desde os mais simples até as mais novas descobertas; assim como o que se usa nos EUA e quais os novos rumos para novos medicamentos”, detalhou Dídia.

A doutora Dídia explica que as doenças inflamatórias intestinais têm aumentado em todo o mundo, principalmente a doença de Crohn. E dado interessante é que elas incidem mais em jovens.

Clique na imagem e veja trecho do livro

E isso pode acarretar diversas complicações, tanto para o indivíduo como para a sociedade, como ausência no trabalho por causa da doença, infertilidade, deficit no aprendizado escolar pela desnutrição e pela ausência escolar, entre outros.

E além de todo problema fisiológico – por se tratarem de doenças crónicas e apresentarem num curso clínico intermitente, com surtos de exacerbação clínica caracterizados por diarreia com vários episódios ao dia, dor abdominal, indisposição etc. –, as Doenças Intestinais Inflamatórias também comprometem a qualidade de vida desses pacientes de modo significativo.

“Podem ainda gerar isolamento social pela incapacidade do indivíduo de estar convivendo de modo adequado com os demais”, explica Dídia.

O livro foi lançado no Brasil no dia 23 de Novembro, em Florianópolis (SC), durante a 9ª Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, um dos mais importantes eventos do sector, realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, a mais importante entidade brasileira. A obra foi lançada pela Editora Rubio.  

 

Dados sobre o livro:
Ed. | Ano: 1 edição | 2011 a
ISBN-13: 978-85-7771-070-6
Editora Rubio
Formato: 17x25cm
Páginas: 464 páginas
Preço: R$ 125
Fonte: Agencia BOM DIA 06-12-2010
Informações detalhadas no sitio do editor:
http://www.rubio.com.br/descricao.asp?cod_livro=DI8585 

 

Share, gostou deste artigo? Copie o código  e insira no seu site/blog:
<a href=”https://crohnsnews.wordpress.com/2010/12/10/medica-brasileira-lanca-livro-inedito-sobre-doencas-inflamatorias-intestinais/”>Médica brasileira lança livro inédito sobre doenças inflamatórias intestinais</a>
</address><blockquote>Trata-se do livro “Doenças Inflamatórias Intestinais – Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn”, que está a ser lançado esta semana no Brasil pela Editora Rubio.</blockquote>

Share, no seu site/blog ficará assim:
Médica brasileira lança livro inédito sobre doenças inflamatórias intestinais

Trata-se do livro “Doenças Inflamatórias Intestinais – Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn”, que está a ser lançado esta semana no Brasil pela Editora Rubio.

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Crohn's News, Crohn's News. Crohn's News said: Médica brasileira lança livro inédito sobre doenças inflamatórias intestinais: http://t.co/9eJoc4G #crohn #DII […]

  2. Looks like you are an expert in this field, you got some great points there, but you’ll want to add a facebook button to your blog. I just bookmarked this article, although I had to complete it manually. Simply my $.02🙂

    – Daniel

    mallorca urlaub

    05/01/2011 at 12:42

  3. DR GOSTARIA DE SABER EM QUAL HOSP VC ATUA,MEU FILHO E PORTADOR DESSA DOENÇA OBRIGADA BEIJOS

    christina

    05/04/2011 at 23:32

    • A doutoura atua em Boston e em Campo Grande na clinica Scope. Meu filho se trata com ela , ja passei por vários médicos . Realmente ela é um fenomeno, alem de ser uma pessoa bastante humana com seus pacientes e humilde. Muito diferente dos medicos de Curitiba.
      Paula Andrade.
      Curitiba/

      Paula Kotze

      14/04/2012 at 01:38


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: