Desempregados e reformados vão pagar taxas moderadoras se tiverem rendimento superior ao salário mínimo
Saúde | SNS
Os desempregados com rendimento superior ao salário mínimo nacional vão começar a pagar taxas moderadoras a partir de 1 de janeiro do próximo ano, estipula uma portaria publicado no Diário da República. (Vídeo)
O diploma, publicado na terça-feira, estabelece também que os reformados que recebam rendimentos acima dos 485 euros vão deixar de ter acesso gratuito aos cuidados prestados pelo SNS, tendo que pagar taxas moderadoras.
A medida abrange os cônjuges e filhos menores desde sejam dependentes, tanto no caso dos desempregados inscritos nos centros de emprego, como os pensionistas.
Para os pensionistas continuarem a beneficiar do regime especial de comparticipação de medicamentos, terão de provar que a soma dos rendimentos do agregado familiar, dividida pelo número de pessoas, não ultrapassa os 14 salários mínimos (6790 euros).
A diploma entra em vigor a 1 de janeiro de 2011 e vem adaptar a nova lei da condição de recursos aos beneficiários dos apoios na saúde, nomeadamente quanto á isenção das taxas moderadoras e na comparticipação de medicamentos. As taxas moderadoras representam cerca de 1 por cento do total dos gastos da Saúde, e recomeçaram no princípio desta década a ser atualizadas em função da inflação.
via ionline
Vodpod videos no longer available.
[…] This post was mentioned on Twitter by Associação-Abraço. Associação-Abraço said: Desempregados e reformados vão pagar taxas moderadoras se tiverem rendimento superior ao salário mínimo: http://t.co/QJhcKXn […]
Tweets that mention Desempregados e reformados vão pagar taxas moderadoras se tiverem rendimento superior ao salário mínimo « Crohn's News Blog -- Topsy.com
29/12/2010 at 23:51