Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Estudo: Psoríase dobra o risco de síndrome metabólica

with 2 comments

Estudo publicado nos “Archives of Dermatology”

Estudo que envolveu 6.549 pessoas,  Hospital Universitário de Landspitali da Universidade da Islândia

Os doentes com psoríase têm o dobro do risco de desenvolver factores de risco cardiovasculares, conhecidos como síndrome metabólica, aponta um estudo publicado nos “Archives of Dermatology”.

Para o estudo, investigadores liderados por Jon Love, do Hospital Universitário de Landspitali da Universidade da Islândia, avaliaram dados de um estudo norte-americano, denominado National Health and Nutrition Examination Survey, que contemplou 6.549 pessoas, com uma média de idade de 39 anos.

Verificaram que 40% dos indivíduos portadores de psoríase apresentavam alguns factores de risco cardiovascular. Em comparação, entre as pessoas que não apresentavam a patologia, apenas 23% desenvolveram problemas relacionados com a saúde cardíaca.

Os factores de risco da síndrome metabólica mais frequentes nos voluntários com psoríase foram a obesidade abdominal (63%), altos níveis de triglicéridos (44%) e níveis baixos do bom colesterol (34%). Só 13% dos pacientes com psoríase não desenvolveram características relacionadas com a síndrome metabólica, cerca de metade do registado no grupo dos indivíduos sem doença de pele (28%).

Este dobro do risco foi independente da idade, sexo, origem étnica e níveis de proteína C reactiva. “Devido às sérias complicações que lhes estão associadas, esta comorbidade necessita de ser reconhecida e tida em consideração durante o tratamento da psoríase”, aconselham os cientistas, em comunicado enviado à imprensa.
via ALERT Life

Relacionados:
»»Portugueses com Artrite Reumatóide, Psoríase, Espondilite Anquilosante e Artrite Psoriática têm menos acesso a medicamentos
»»Saúde: taxas moderadoras vão aumentar em Janeiro
»»Medicamentos para psoríase no escalão A, publicada Lei n.º 6/2010 em DR a 7 de Maio 2010
»»Medicamentos para psoríase comparticipados em 95%

Written by CarlAn

30/12/2010 às 17:22

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] »Estudo: Psoríase dobra o risco de síndrome metabólica »Gripe A (H1N1) e a Gripe Sazonal Informação para Pessoas com Artrite inflamatória ou doença reumática »Medicamentos para psoríase no escalão A, publicada Lei n.º 6/2010 em DR a 7 de Maio 2010 »Psoríase moderada ou grave aumenta risco de doença cardiovascular »BE apresenta seis projectos para doentes crónicos, psoríase, epilepsia e doença inflamatória intestinal […]

  2. […] • Relacionados: »»Portugueses com Artrite Reumatóide, Psoríase, Espondilite Anquilosante e Artrite Psoriática têm menos acesso a medicamentos »»Medicamentos para psoríase no escalão A, publicada Lei n.º 6/2010 em DR a 7 de Maio 2010 »»Novo tratamento para a esclerose múltipla, estudo publicado no “New England Journal of Medicine” »»Crohn: Novo probiótico combate doença inflamatória intestinal (DII) »»Crohn e colite: Doença Inflamatória Intestinal (DII) afecta pessoas em idade activa »»Portugueses com Artrite Reumatóide, Psoríase, Espondilite Anquilosante e Artrite Psoriática têm menos acesso a medicamentos »»Estudo: Psoríase dobra o risco de síndrome metabólica […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: