Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Farmacêuticos recusam multar doentes com patologias crónicas

leave a comment »

Saúde
Farmacêuticos recusam multar doentes com patologias crónicas

O Ministério da Saúde está a trabalhar num diploma para multar os doentes que desperdicem ou façam mau uso dos medicamentos distribuídos gratuitamente nas farmácias dos hospitais.

O Ministério da Saúde quer cobrar taxas aos doentes que façam mau uso dos medicamentos gratuitos. “Não contem connosco”, avisa o bastonário da Ordem dos farmacêuticos

medicamentoA Ordem dos Farmacêuticos não vai colaborar com o Ministério da Saúde para cobrar taxas aos doentes que façam mau uso dos medicamentos disponibilizados gratuitamente pelos hospitais. Em entrevista ao i, o Bastonário dos Farmacêuticos admite que existe um problema na dispensa de medicação aos doentes de ambulatório, mas não concorda com a solução encontrada: “A medida visa a redução da despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e está bem diagnosticada. É preciso encontrar uma solução, mas não é esta”, adianta Maurício Barbosa.

A medida vai afectar sobretudo os utentes que tomam medicamentos mais caros – como os portadores de sida, cancro, esclerose múltipla, transplantados renais, doentes de reumatologia ou com doença de Crohn. “Falamos de medicação altamente dispendiosa, mas não estou a ver que seja cobrado um valor em caso de má utilização. Isto implica que os farmacêuticos passem multas. Não contem connosco”, garante o bastonário, que acredita que o Estado devia “potenciar e tirar vantagens da relação de confiança existente entre técnicos e pacientes”.

Mais via… ionline

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: