Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Crohn: Novo probiótico combate doença inflamatória intestinal (DII)

with one comment

Novo probiótico combate doença inflamatória intestinal (DII)

Estudo publicado na revista “PNAS”

Investigadores produziram um novo probiótico, a partir de outro comummente encontrado no iogurte e no queijo, capaz de tratar eficazmente doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa, dá conta um estudo publicado na revista “PNAS”.

A doença de Crohn e a colite ulcerosa são duas doenças crónicas caracterizadas por uma contínua inflamação do tecido, que altera o normal funcionamento do intestino.

Os indivíduos afectados por estas patologias apresentam perda de peso, diarreia, dor abdominal, hemorragias intestinais e cólicas. O tratamento actual não é completamente eficaz sendo que os pacientes podem ter recaídas.
Para este estudo os investigadores da Northwestern University, nos EUA, eliminaram um gene do Lactobacillus acidophilus e incluíram este novo probiótico na alimentação de ratinhos que sofriam de colite. Após 13 dias de tratamento, os investigadores verificaram que a inflamação do cólon desapareceu quase na totalidade e que a progressão da doença foi interrompida em cerca de 95%.

Os investigadores liderados por Mansour Mohamadzadeh explicaram que este Lactobacillus acidophilus modificado foi capaz de diminuir a sobrestimulação das células imunes que atacam o intestino. Isto foi conseguido através da mobilização de células imunes mensageiras, as chamadas células dendríticas. Estas, por sua vez, aumentam a produção das células imunes funcionais, os linfócitos T reguladores, que conseguem reequilibrar a inflamação intestinal e sistémica.

Mansour Mohamadzadeh revelou, em comunicado de imprensa, que os resultados deste estudo permitem “abrir novos caminhos para tratar várias doenças auto-imunes do intestino, incluindo a doença inflamatória intestinal e o cancro do cólon (…).”

ALERT Life Sciences Computing

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] para a esclerose múltipla, estudo publicado no “New England Journal of Medicine” »»Crohn: Novo probiótico combate doença inflamatória intestinal (DII) »»Crohn e colite: Doença Inflamatória Intestinal (DII) afecta pessoas em idade activa […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: