Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

DECO: Preços de mais de cinco mil genéricos disponíveis on-line

leave a comment »

Saúde | Medicamentos genéricos

Preços de mais de cinco mil genéricos disponíveis on-line

Uma Iniciativa da DECO

Os doentes crónicos já podem comparar o custo de mais de cinco mil fármacos genéricos numa nova base de dados, publicada no sítio da DECO, e, deste modo, poupar “centenas de euros em medicamentos”, anunciou a Associação para a Defesa do Consumidor.
Com o objectivo de promover a transparência ao nível dos preços e facilitar o acesso à informação, essencial para escolhas racionais, a base de dados disponível no sítio da DECO Proteste [www.deco.proteste.pt] compara o custo de mais de cinco mil medicamentos, por grupo homogéneo, adianta a associação, citada pela agência Lusa.

Na base de dados, os doentes crónicos podem verificar se existem alternativas equivalentes mais baratas ao fármaco que habitualmente tomam. “O consumidor, em particular o doente crónico, pode poupar centenas de euros em medicamentos”. Se precisar, por exemplo, de tomar todos os dias a substância activa clopidogrel, para prevenir tromboses, o médico pode receitar fármacos desde 4,09 euros até 29,49 euros por embalagem de 28 unidades, já com comparticipação do Estado no regime geral, exemplifica a associação.

A associação insta, por isso, os doentes a abordarem a questão do preço na consulta com o médico. Se, por outro lado, tiverem uma receita que permita a substituição na farmácia, podem procurar o nome prescrito, apontar os fármacos mais baratos e escolher o mais adequado.
ALERT Life Sciences Computing

http://www.deco.proteste.pt/saude/medicamentos-genericos-e-de-marca-compare-o-preco-s631991.htm

Perguntas frequentes

O que é um genérico?
É um medicamento com a mesma substância ativa, na mesma dose e igual forma farmacêutica (comprimidos, cápsulas, xaropes, etc.) de um fármaco de marca, fabricado após expirar a patente deste.
Quando descobrem uma substância promissora, os laboratórios registam a sua patente para assegurar a exclusividade de venda durante 20 a 25 anos. Após este período, pode ser produzida e comercializada por outros fabricantes.

É tão eficaz como o medicamento original?
Sim. Além de incluir a mesma substância ativa, na mesma quantidade e forma farmacêutica do original, o genérico tem de demonstrar que produz igual efeito terapêutico: na altura do registo, o fabricante é obrigado a apresentar estudos de bioequivalência a indicar que o princípio ativo é absorvido pelo organismo em quantidade e velocidade similares às do produto de referência, o que garante um efeito equivalente.

Ligeiras alterações na fórmula original podem ser perigosas?
Não. Os genéricos devem incluir o princípio ativo do medicamento original, na mesma forma e quantidade, mas podem ter excipientes diferentes. Estes não têm atividade terapêutica e são adicionados, por exemplo, para dar consistência, cor ou sabor. Incluem substâncias como lactose e amido. Qualquer ingrediente de um medicamento pode causar alergias. Por isso, em situações raras, algumas pessoas toleram bem uma das versões (original ou genérico) e desenvolvem reações adversas a outra.

O genérico é sujeito ao mesmo controlo dos medicamentos de referência?
Sim. As exigências para a entrada no mercado dos dois medicamentos são diferentes, mas, uma vez à venda, as autoridades controlam-nos da mesma forma.

Ver mais FAQ: http://www.deco.proteste.pt/interactive/GenericPharmacals/Faq.aspx#0

Written by CarlAn

08/02/2011 às 21:06

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: