Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Mulheres Grávidas e Nutrizes; dúvidas sobre as medicações usadas na doença de Crohn na gestação

leave a comment »

Doença de Crohn | Medicação

Mulheres Grávidas e Nutrizes

As dúvidas sobre a segurança das medicações usadas na doença de Crohn durante a gestação devem ser contrabalançadas com evidências de que a doença em atividade também pode ser prejudicial à gestação53. O IADC não deve ser utilizado durante a gestação, pela modificação de algumas variáveis, como peso e hematócrito.

A sulfasalazina interfere com o metabolismo normal do ácido fólico, que deve ser suplementado no período pré-concepção. A taxa de malformações com seu uso é semelhante à da população em geral53. Pode ser administrada, com cautela, em pacientes que estejam amamentando54.

A mesalazina é considerada segura durante a gestação53 e pode ser uma alternativa para pacientes em uso de sulfasalazina que estejam planejando gestar. Aconselha-se cautela no seu uso durante a gestação54.

Duas metanálises não encontraram relação entre o metronidazol empregado em curtos períodos e malformações congênitas53. A ciprofloxacina foi associada a artropatias em animais, embora em estudos em pacientes sem doença inflamatória intestinal tenha-se mostrado segura quando usada por curtos períodos53. Como o uso do metronidazol e da ciprofloxacina é feito por períodos prolongados na doença de Crohn, sugere-se que durante a gestação sejam preteridos, preferindo-se alternativas medicamentosas mais seguras53. Também não devem ser usados durante a amamentação54.
Os corticóides podem ser usados durante a gestação para o controle de doença ativa, parecendo razoável utilizar aqueles mais metabolizados pela placenta, como a prednisona53.

Não há estudos definitivos sobre a segurança da azatioprina/6-mercaptopurina durante a gestação, contudo a maioria dos estudos parece demonstrar que ela é segura53. Dúvidas quanto à segurança existem também para os usuários homens que estão planejando ter filhos. O risco ser pesado contra a importância de sua manutenção. O medicamento deve ser suspenso pelo menos três meses antes da concepção nos pacientes (homens e mulheres) que decidirem não o risco. Pacientes em uso de azatioprina/6-mercaptopurina não devem amamentar54.

O metotrexato é fortemente associado a abortos e malformações, devendo ser utilizado com cuida- do em mulheres férteis, associado à anticoncepção segura, sendo, também, contra-indicado na amamentação53.

A ciclosporina tem, provavelmente, o mesmo nível de segurança da azatioprina, e sua relação risco- benefício parece ser favorável ao seu uso em pacientes com colite grave refratárias ao corticóide como meio de evitar cirurgias de urgência53. Seus níveis séricos devem ser cuidadosamente monitorizados, pois, em níveis elevados, se associa ao desenvolvimento de dano tubular renal nos conceptos em experimentos animais53. Pacientes em uso de ciclosporina não devem amamentar54.
O infliximab não foi avaliado quanto a sua segurança na gestação. Seu uso nessa situação deve ser
feito somente se estritamente necessário55.

A talidomida é altamente teratogênica e está formalmente contra-indicada para qualquer mulher em idade reprodutiva, segundo normas vigentes56. Os homens em uso de talidomida devem obrigatoriamente utilizar preservativo nas relações sexuais (mesmo que vasectomizados), sendo que o casal também deve utilizar obrigatoriamente um segundo método anticoncepcional eficaz.

53. Katz JA, Pore G. Inflammatory bowel disease and pregnancy. Inflammatory Bowel Diseases 2001:7:146-57.
54. PDR – Physician’s Desk Reference, 55th edition, Medical Economics Company. 2001.
55. Lacy C. Infliximab Drug Information. Uptodate 2001;9(3).
56. Anvisa/MS, Portaria nº 354 de 15 de agosto de 1997. Regulamentação do registro, da produção, da fabricação, da comercialização, da exposição à venda, da prescrição e da dispensação dos produtos à base de talidomida. In: Diário Oficial da União, 18 de agosto de 1997.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: