Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

ASAE e INSA manda pepinos nacionais para análise por causa da bactéria E.coli

leave a comment »

European Centre for Disease Prevention and Control

Image via Wikipedia

E. coli. ASAE manda pepinos nacionais para análise

Saúde | E.coli

Investigação: Director-geral de Saúde diz ao i que não há casos suspeitos no país. Operação da ASAE passou para o Ricardo Jorge

Apesar de não haver casos suspeitos de infecção com a estirpe agressiva de E. Coli em Portugal, e de até ao momento as infecções estarem restritas ao norte da Alemanha, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) começou ontem a analisar amostras de pepinos portugueses. O director-geral de Saúde disse, contudo, ao i que esta medida não resultou de uma indicação ou pedido dos organismos de saúde pública europeus, que tentam neste momento perceber a origem do surto. “É uma iniciativa por razões económicas”, disse Francisco George, esclarecendo que resultou de uma operação da ASAE junto dos estabelecimentos portugueses.

Segundo a Lusa, o INSA não irá revelar a origem dos pepinos contaminados por razões de confidencialidade. Na semana passada a ASAE iniciou uma investigação para apurar se Portugal tinha recebido pepinos espanhóis infectados com a bactéria que já fez 17 mortos. Apesar de a hipótese de este ser o veículo da infecção já ter sido afastada por Berlim, ontem o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) mantinha que as investigações ainda estão em curso. Para já, os únicos alimentos afastados como causadores do surto são o leite e a carne. Tudo indica também, esclareceu ao i o ECDC, que se tratem de vegetais crus. Ontem o Instituto Robert Koch, que está a liderar as investigações na Alemanha, dizia em comunicado que tomates, pepinos e alfaces parecem ser os principais veículos, havendo uma recomendação nacional para que não sejam comidos crus.

ler mais… jornal i

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: