Crohn's News Blog

Weblog – Informação sobre DII

Utentes do SNS para manterem médico de família têm de actualizar dados a cada cinco anos

leave a comment »

Saúde | Serviço Nacional de Saúde

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde vão ser obrigados a renovar os seus dados nos centros de saúde para manterem o médico de família.

Manuel Pizarro, secretário de Estado da Saúde, refere ao Diário de Notícias que caberá então aos utentes “actualizarem os dados mudados até 90 dias e confirmarem todos periodicamente, à semelhança do que se passa com os seus seguros ou com o bilhete de identidade”.

Utentes do SNS para manterem médico de família  têm de actualizar dados a cada cinco anos

O prazo para comunicar as actualizações varia. No caso das crianças, a comunicação deverá ser feita no período de um ano, nos idosos acima dos 75 anos o prazo é de dois anos e para adultos entre os 15 e os 64 anos a actualização deve ser feita de cinco em cinco anos.

Esta medida, proposta pelo Conselho Estratégico para os Cuidados Primários, medida serve para garantir que mais pessoas tenham médico de família e também para evitar a duplicação do número de inscritos no SNS. Quem não o fizer pode perder o médico de família, mas continuará a poder marcar consultas e ter acesso a outros serviços. A proposta está a ser estudada pela ministra da Saúde, Ana Jorge.
via ionline 2011-03-08

Vodpod videos no longer available.

Movimento dos Utentes do Serviços de Saúde com dúvidas sobre actualização de dados de cinco em cinco anos

O Movimento dos Utentes do Serviços de Saúde desconfia da nova proposta para garantir o médico de família. A ideia do Conselho Estratégico para os Cuidados Primários de Saúde passa por uma actualização dos dados dos doentes de 5 em 5 anos. O objectivo é limpar as listas de utentes e permitir a inscrição de mais pessoas nos centros de saúde. Carlos Braga, do MUSP receia que este não seja o melhor caminho para servir os utentes sem médico de família. 2011-03-08 RTP/Antena1

 

 

Deixe um comentário